A energia eólica surgiu com a formação do nosso planeta e, assim como a solar, é uma das fontes energéticas mais antigas utilizadas pelo homem, com mais de 3.000 anos de história.
Registros históricos mostram que os egípcios já utilizavam embarcações a vela para navegar o rio Nilo. Já os primeiros moinhos de vento surgiram na Ásia e no Oriente Médio, possuíam eixo vertical e eram utilizados para o bombeamento de água e/ou moagem de grãos.
O surgimento da energia eólica para geração de eletricidade ocorreu em 1887, na cidade de Glasgow, Escócia, onde o Professor James Blyth, da antiga Universidade de Anderson, criou o primeiro moinho eólico capaz de gerar energia elétrica.
O catavento tinha apenas 10 metros de altura e possuía eixo vertical, sendo utilizado por Blyth para carregar os acumuladores que abasteciam a sua casa de campo.
Em 1888, na cidade de Cleveland, Ohio, o engenheiro americano Charles F. Brush construiu um moinho maior e capaz de gerar mais energia que o de Blyth, fato que leva algumas fontes a darem-lhe o crédito, erroneamente, pelo descobrimento da tecnologia.
Como funciona um gerador eólico:
Uma torre de energia eólica, também chamada de aero gerador, turbina eólica ou gerador eólico, conta com modernas tecnologias para transformar os ventos em eletricidade.
Os aero geradores utilizam um processo indireto para converter a energia eólica em eletricidade. Primeiro, ela é transformada em energia mecânica e, depois, em energia elétrica.
Existem diferentes tipos de geradores eólicos, mas todos utilizam a mesma estrutura básica e componentes para funcionar.
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL
A energia eólica é uma das fontes renováveis que mais crescem no mundo. No Brasil, onde as condições são favoráveis para esse tipo de geração, a capacidade instalada de projetos eólicos segue em crescimento desde 2005.Segundo os dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE eólica), o país encerrou 2020 com 17,74 GW de potência operacional por aero geradores, volume que já torna a energia eólica a segunda maior fonte na matriz elétrica brasileira. Em 2020 a usina de ITAIPU, gerou 40 milhões de MWh (dados do ano de 2022 =18,5GW).
A SOB Brasil está preparada para atender às mais exigentes solicitações do mercado e às mais diversas solicitações de nossos clientes, devido a gama de produtos e serviços que podemos oferecer, como por exemplo: Fusíveis 10×38 Vcc, String box, filtros de linha, soluções para gerenciamento de cabos ou para passagem de cabos por prensa cabos ou conectores MC4 macho/fêmea.
Conheça alguns dos componentes que a SOB Brasil possui em seu portifólio que atendem a esse segmento.